Como funcionam as pegadas de carbono – PARTE II

Calculando as pegadas de carbono

Para ficar o mais acessível quanto possível, a maioria das calculadoras (em inglês) de carbono faz perguntas bem simples sobre consumo. Elas aceitam estimativas de uso anual de eletricidade ou quilometragem em vez de totais exatos e difíceis de serem fornecidos.

carbon calculator
Fotógrafo: Aberenyi | Agência: Dreamstime
As calculadoras de carbono convertem sua conta de
eletricidade anual em um montante quantificável de CO2

 

As calculadoras de carbono geralmente começam perguntando sobre sua localização. Independentemente de seu consumo pessoal, sua pegada de carbono é parcialmente determinada pelo estado e/ou país onde você mora. Alguns estados dependem mais de fontes mais poluentes de energia, como o carvão, ao passo que outros estados usam porcentagens maiores de fontes renováveis que produzem menos CO2.

A maioria das calculadoras também pergunta o tamanho de sua casa. A calculadora pode, então, diferenciar entre sua pegada de carbono pessoal e a da casa como um todo.

Para determinar a quantidade de CO2 produzida pela eletricidade doméstica, a calculadora divide o uso estimado ou exato pelo preço da energia na área. A calculadora então multiplica esse número pelo fator de emissões do estado, um valor que se relaciona com o tipo de energia que o estado usa. As calculadoras também calculam o uso de gás natural, óleo de calefação e propano.

A maioria das calculadoras contabiliza as emissões reduzidas dos adeptos da energia verde. Algumas empresas de energia dos Estados Unidos permitem aos clientes a opção de pagar um pouco mais em sua conta mensal para receber uma determinada porcentagem de energia de fontes renováveis. Isso reduz a produção estadual de energia de combustível fóssil e ajuda a desenvolver um mercado verde.

As pegadas de carbono também incluem o CO2 produzido pelo transporte. A maioria das pessoas não sabe calcular seu uso de combustível anual; assim, as calculadoras geralmente pedem uma quilometragem anual estimada, além de o fabricante, modelo e ano do carro. A calculadora divide a quilometragem pela eficiência de combustível do automóvel para determinar o uso de combustível anual. Esse valor é então multiplicado pelo fator de emissões de gasolina ou óleo diesel, que o converte para quilos de CO2.

Pegadas ecológicas

Uma pegada de carbono é apenas um dos componentes da pegada ecológica mais ampla. Uma pegada ecológica compara o consumo de recursos e terra da população com a capacidade do planeta de se regenerar. Atualmente, a pegada ecológica daTerra está 23% acima da capacidade. É necessário um ano e dois meses para regenerar o que nós consumimos em um ano [fonte: Footprint Network – em inglês].

 

 

Para viagens aéreas, algumas calculadoras de carbono pedem uma estimativa anual de quilometragem. Outras calculadoras contabilizam emissões aumentadas durante decolagens e pedem o número de vôos curtos, médios, longos e prolongados.

Após compilar todos esses números, a calculadora produz um total de emissão de CO2 em toneladas: uma pegada de carbono. Algumas calculadoras até contextualizam as pegadas comparando-as com as médias nacional ou global. Se você tem os dados disponíveis, a calculadora leva cerca de 30 segundos para processar o cálculo.

O que você faz, porém, depois de descobrir quanto CO2 você produz? Na próxima seção, aprenderemos como diminuir o tamanho de sua pegada.

 

Reduzindo as pegadas de carbono

As pegadas de carbono ajudam as pessoas a promover as mudanças necessárias para combater os problemas ecológicos do planeta. Como as pegadas quantificam um montante de carbono que aumenta ou diminui com base no uso de energia, elas permitem que as pessoas saibam que um novo carro híbrido ou com motor flex realmente ajuda a diminuir as emissões.

O transporte é responsável por 33% das emissões de CO2 nos Estados Unidos [fonte: EIA – em inglês], muitas pessoas tentam diminuir suas quilometragens. Algumas caminham ou andam debicicleta sempre que possível; outras fazem rodízio de carro, utilizam transporte público ou investem em carros econômicos.

A energia doméstica é responsável por 21% das emissões de CO2 dos Estados Unidos [fonte: EIA – em inglês]. Ajustar o termostato em uma temperatura moderada, instalar um bom sistema de isolamento e janelas com vidros duplos são estratégias que diminuem os custos de energia e mantêm sua casa confortável. Lâmpadas fluorescentes (CFLs), eletrodomésticos de baixo consumo de energia e fontes de energia renovável também ajudam a diminuir o consumo.

 

biker

Fotógrafo: Diego Cervo | Agência: Dreamstime

Andar de bicicleta em vez de sair de carro ajuda a diminuir as emissões de CO2

 

A energia doméstica é responsável por 21% das emissões de CO2 dos Estados Unidos [fonte: EIA – em inglês]. Ajustar o termostato em uma temperatura moderada, instalar um bom sistema de isolamento e janelas com vidros duplos são estratégias que diminuem os custos de energia e mantêm sua casa confortável. Lâmpadas fluorescentes (CFLs), eletrodomésticos de baixo consumo de energia e fontes de energia renovável também ajudam a diminuir o consumo.

É claro, esforços individuais para reduzir as emissões podem ir apenas até certo ponto. Diminuir o CO2 e outros gases do efeito estufa para níveis mais seguros requer uma regulamentação governamental e a ação de empresas. A diminuição das pegadas de carbono, porém, permite às pessoas ver onde elas estão e como elas podem mudar. Aqueles que pensam que a regulamentação do governo anda muito morosa ou aqueles que desejam aceitar a responsabilidade pessoal por suas emissões podem controlar suas próprias reduções e alterar seus hábitos individuais.

Para aprender mais sobre pegadas de carbono, aquecimento global e outros tópicos relacionados, consulte os links na próxima página.

Anúncios
Esse post foi publicado em OS SÁBIOS ENSINAM. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s