CURIOSIDADES



 " Os Manuscritos do Mar Morto foram divididos em duas categorias: bíblicos e não-bíblicos. Fragmentos de todos os livros da Bíblia Hebraica foram encontrados, com exceção do livro de Esther. Entre os Manuscritos, foram encontradas 19 cópias do Livro de Isaías, 25 cópias do Livro de Deuteronômio e 30 cópias do Livro de Salmos."


"Devido ao anti-semitismo prevalente nas melhores universidades dos Estados Unidos, Abram Sachar, em 1948, fundou a Brandeis University. Brandeis foi fundada com o propósito de ser uma faculdade laica para alunos judeus. A universidade foi nomeada em homenagem a Louis Brandeis, o primeiro judeu a se tornar um juiz na Suprema Corte norte-americana."

"Dia 3 do mês hebraico de Cheshvan, é a data de falecimento do mestre chassídico, Rabi Israel de Ruzhin (1797-1850). O Rebe de Ruzhin foi o bisneto do Rabi Dov Ber de Mezeritch, o Grande Maguid, que sucedeu o Baal Shem Tov na liderança do Movimento Chassídico."

"Quem escreveu o Código de Lei Judaica, o Shulchan Aruch, que estabelece e explica a Halachá – as leis da Torá? O Rabi Moshe ben Maimon – o Rambam? Ou Rashi? Não – foi Rabi Josef ben Efraim Karo, um grande rabino sefaradita."

"Rabi Akiva, o maior sábio do Talmud, só começou a estudar a Torá aos 40 anos de idade. Ele cresceu como um pastor ignorante e analfabeto. Rabi Akiva começou a estudar Torá para poder se casar com Raquel, filha de Kalba Savua. Posteriormente, Rabi Akiva se tornou o maior rabino da história judaica."

"No judaísmo, é proibido comer carne e leite juntos. Mas o leite de uma mãe que amamenta seu bebê é parve – não é considerado nem leite, nem carne. Uma explicação para isso é que o leite materno é considerado sagrado pelo judaísmo e não pode ser comparado com o leite de um animal."

"Este Shabat é Shabat Bereshit – o primeiro Shabat do ciclo anual da leitura da Torá, quando se lê a primeira porção, Perashat Bereshit. Os místicos ensinam que Shabat Bereshit é uma data extremamente importante, pois influencia o restante do ano."


"Foi Ariel Sharon que atravessou o Canal de Suez durante a Guerra de Yom Kipur (1973), mudando assim o curso da guerra. Esta corajosa estratégia militar de Sharon foi fundamental na vitória de Israel sobre o Egito e a Síria."

"Em 1763, uma congregação de vinte famílias judias inaugurou a primeira sinagoga dos Estados Unidos. A sinagoga de Touro foi fundada em Newport, no estado de Rhode Island. Em 1946, a sinagoga foi declarada um monumento nacional histórico norte-americano."

"Shemini Atseret, festa judaica que se inicia hoje, Shabat, sexta-feira, à noite, marca o início da temporada de chuvas em Israel. A reza por chuva – Tefilat Hageshem – é uma das principais rezas dessa festa judaica. Em Israel, Shemini Atseret e Simchat Torá são o mesmo feriado religioso. Fora de Israel, são duas datas distintas – dois dias de Yom Tov."

"A Sucá é uma cabana onde os judeus habitam durante a festa de Sucot. Para que uma Sucá seja válida, ela precisa ter no mínimo três paredes. Algumas comunidades judaicas têm o costume de construir as Sucot com quatro paredes."

"Muitas pessoas acreditam que Rosh Hashaná significa “Ano Novo” ou “Início do Ano”. Mas, na verdade, Rosh Hashaná literalmente significa “Cabeça do Ano”, pois o resto do ano depende dos julgamentos Celestiais feitos durante os dois dias desta festa."

"Sucot, chamada de Zman Simchatenu (a Época de nossa Alegria), é também denominada de Chag Ha’Asif – a Festa da Colheita, pois, em Israel, esta é a época da colheita anual. Em Sucot, o povo judeu agradece a D’us pela abundância e pelo sustento."

"Nossos Sábios ensinam que, durante a festa de Sucot, algumas grandes almas visitam toda e qualquer Sucá. Quem são esses visitantes? São as almas de Avraham, Isaac e Jacob (os três patriarcas judeus), de Moisés e de seu irmão Aaron, de José (filho de Jacob) e do Rei David."


"Em Tel Aviv, é proibido dirigir um carro na data de Yom Kipur – o dia mais sagrado do calendário judaico. Esta proibição não é apenas religiosa, mas civil também."

"Yom Kipur, a data mais sagrada do calendário judaico, se inicia domingo, dia 27 de setembro. O jejum começa às 17:46 e termina no próximo dia, às 18:37. O Morasha.com contém vários artigos sobre Yom Kipur, inclusive sobre as Leis e Costumes desta data tão importante para o povo judeu."

"Na festa de Yom Kipur, o dia mais sagrado do calendário judaico, o Egito e a Síria lançaram uma ataque surpresa contra Israel. O ataque ocorreu no dia 6 de outubro de 1973. Devido ao ataque inesperado, Israel perdeu muitos soldados nos primeiros dias de guerra."

"Não é permitido se banhar em Yom Kipur. Não podemos nem mesmo imergir no mikvê, no banho ritual que ajuda a limpar a alma. A imersão no mikvê para homens é recomendada na tarde que antecede Yom Kipur."

""Al Chet”, traduzido como “pelos pecados”, é uma das mais importantes rezas de Yom Kipur. Mas na língua hebraica, “chet” não significa “pecado”; significa “errar o alvo”. Em outras palavras, não nos consideramos pecadores, mas sim, pessoas que precisam acertar o alvo em nossas vidas."

"No judaísmo, é possível pedir perdão para aqueles que já faleceram. Deve-se ir ao cemitério, na presença de dez homens judeus, e pedir perdão no túmulo do falecido."

"Hoje (sexta-feira) à noite se inicia Rosh Hashaná – o novo ano judaico. Esta data, 1o de Tishrei, foi o sexto dia da Criação, quando D’us criou Adão, o primeiro homem, e Eva, a primeira mulher. Rosh Hashaná é celebrado em todo o mundo, inclusive em Israel, nos primeiros dois dias do mês de Tishrei. Em Rosh Hashaná, D’us decreta o destino de todos os seres vivos para o ano que acaba de se iniciar. Portanto, na primeira noite de Rosh Hashaná, desejamos uns aos outros, “Leshana Tovah Tekatev Vitechatem”: “Que você seja inscrito e selado para um bom ano”."

"Rosh Hashaná ocorre nos primeiros dois dias do mês de Tishrê. Na astrologia (que advém da Cabalá), o zodíaco deste mês é libra. Faz sentido, pois Tishrê é o mês no qual nossos atos são julgados pelos Céus e nosso destino, para o ano que se iniciou, é determinado."

"Em Rosh Hashaná, costuma-se fazer a chalá em feitio redondo, como um símbolo da continuidade da vida, já que o círculo não tem início nem fim. A chalá também não é "trançada", como habitualmente, indicando nossa esperança de que o novo ano transcorra tranqüilamente, sem grandes percalços. Há vários costumes pitorescos sobre as chalot feitas para o ano novo, entre os quais decorar os pães com "escadas" ou algo que aparente uns "degraus". Estes “ajudariam” nossas preces a chegar aos céus. Na Ucrânia, é costume fazer as chalot em forma de pássaros, simbolizando as asas da proteção Divina."

"O mês de Elul tem um grande significado histórico para o povo judeu. No primeiro dia de Elul, Moisés subiu o Monte Sinai para receber as tábuas dos Dez Mandamentos pela segunda vez. (Moisés havia quebrado as primeiras tábuas quando presenciou o pecado do bezerro de ouro.) Quarenta dias mais tarde, no dia de Yom Kipur, o Dia do Perdão, Moisés retornou ao povo, com as tábuas nas mãos, indicando que D’us havia perdoado os judeus pelo erro cometido."

"Dia 18 de Elul, é o aniversário de falecimento de Rabi Yehudá Lowe, o Maharal de Praga (1525-1609). O Maharal foi um grande cabalista e é conhecido por ter criado o Golem – um homem de barro que protegia a comunidade judaica de Praga de ataques liderados por anti-semitas. Esta data também é considerada o aniversário do movimento chassídico, pois foi no dia 18 de Elul que o Baal Shem Tov começou a revelar seus dons espirituais e a disseminar seus ensinamentos."

"El Al é o nome da companhia de aviação israelense. O nome El Al literalmente significa “para cima”, mas é freqüentemente traduzido como “em direção aos Céus”. A El Al foi fundada no ano de 1948 para transportar para Israel imigrantes judeus do Iraque e do Iêmen. Pouco tempo depois, a companhia já voava para Paris e Roma e, posteriormente, para Nova Iorque."

"Em 1645, Portugal entrou em guerra contra a Holanda numa disputa pelas terras do Brasil. Após nove anos de conflito, os portugueses prevaleceram. Qual foi a conseqüência disto para os judeus? Em 1654, todos os judeus foram expulsos do Brasil. Cristãos-Novos foram deportados para Lisboa, julgados e executados. 600 judeus voltaram para a Holanda e 23 foram para Nova Amsterdã (Nova Iorque)."

"Hoje, dia 12 de Elul, é a data de aniversário de Nachmanides, um dos nossos maiores Sábios. Rabi Moshe ben Nachman, conhecido também como o “Ramban” (não confundir com Maimonides, o “Rambam”), nasceu em Gerona, na Espanha, no ano 4954 (1294 EC). Nachmanides foi um médico e filósofo e um grande mestre da Torá. Seus comentários sobre a Torá e o Talmud exploram a dimensão mística do judaísmo e revelam seu grande conhecimento da Cabalá."


"O autor judeu Sholom Aleichem escreveu estórias em Idishe – tristes e alegres – sobre o shtetl, o pequeno vilarejo onde viviam judeus. Ele descreveu o mundo judaico do shtetl – os conflitos, as alegrias e as tensões enfrentados pelos judeus no dia a dia. Uma das mais famosas estórias de Sholom Aleichem é sobre Tevye, o leiteiro, e suas filhas. Esta estória serviu como base do clássico “O Violinista no Telhado”."

"Numa época, Berlim, a capital da Alemanha, era a cidade européia com o maior número de sinagogas. A organização “Kaiser Wilhelm Society for the Advancement of the Sciences” incluía muitos cientistas judeus; alguns deles – Albert Einstein, Richard Willstaetter e Fritz Haber -posteriormente ganharam o Prêmio Nobel. Mais de 20,000 judeus de Berlim lutaram pela Alemanha durante a Primeira Guerra Mundial e muitos deles morreram pelo país."

"Judeus chassídicos têm o costume de usar vestimentas especiais no Shabat e nas festas judaicas. Esses trajes se assemelham às roupas utilizadas pela nobreza polonesa, no século 16. Além de cobrir a cabeça com uma quipá, muitos judeus chassídicos usam um chapéu de pele, chamado de shtreimel. O shtreimel costuma ser feito de "vison"."


"As tradições seguidas nos casamentos judaicos advêm das histórias bíblicas de nossos antepassados. O Livro de Gênese – o primeiro livro da Torá – revela que quando a matriarca Rebecca viu seu marido, Isaac, pela primeira vez, ela cobriu seu rosto com um véu. É deste episódio na história judaica que surgiu a tradição de cobrir o rosto da noiva antes da cerimônia de casamento. Em hebraico, este ritual é chamado de badeken – literalmente, o encobrimento."

"Neste mês de Elul, o último do calendário judaico, todo judeu deve examinar seus atos e tomar medidas para se auto-aperfeiçoar. Um ensinamento chassídico revela que os últimos 12 dias do ano – 18 a 29 de Elul – correspondem aos 12 meses do ano que passaram. Em cada um desses dias, deve-se tentar corrigir os erros cometidos nos meses correspondentes."

"O patriarca Avraham faleceu aos 175 anos de idade; ele foi enterrado ao lado de sua esposa Sarah na cidade sagrada de Hevron. Seu filho Isaac, o segundo patriarca do povo judeu, também foi enterrado nesta cidade, ao lado de sua esposa Rebeca."

"É um costume ashkenazi tocar o shofar durante todo o mês de Elul, logo após a reza da manhã na sinagoga. O toque do shofar durante Elul visa despertar os judeus espiritualmente e prepará-los para Rosh Hashaná, o Dia do Julgamento."

"Haifa é o maior porto do Estado de Israel, mas Jaffa é o mais velho, tendo servido como porto há mais de 4000 anos."

"Israel é o único país do mundo que, na entrada do século 21, teve um aumento no seu número de árvores, tendo plantado mais delas do que derrubado."

"Moisés tinha 120 anos quando deixou este mundo. Este tempo de vida é considerado o ideal. Na tradição judaica uma forma de abençoar uma pessoa é dizendo: "Que você possa viver até os 120 anos"."

"A Anti-Defamation League, fundada em 1913, é uma importante e renomada organização mundial que luta contra o anti-semitismo. Os programas e atividades da Anti-Defamation League têm o propósito de combater o ódio e o preconceito."

"A Torá ensina que todo mês contém um componente espiritual. Pessach é quando festejamos nossa liberdade física e espiritual; Shavuot é uma festa em que enfatizamos nossa dedicação à Torá; nos dois dias de Rosh Hashaná, todos os seres são julgados por D’us; Yom Kipur é o Dia do Perdão; e Purim é a festa de maior alegria para todo o povo judeu."

"Foi Bátia, filha do Faraó do Egito, que salvou e adotou Moisés quando ele era ainda um bebê. Qual foi sua recompensa por ter salvado a vida do maior profeta de todos os tempos? Quando os judeus foram libertados do Egito, ela saiu com eles, tendo se convertido ao judaísmo. Os místicos judeus ensinam que ela foi uma das poucas pessoas que subiu aos Céus sem ter falecido fisicamente".


"Durante os anos de 1840-1880, a população judaica nos Estados Unidos cresceu de 14.000 para 200.000 habitantes. A maioria desses imigrantes judeus originou de países onde se falava alemão; muitos deles haviam sido líderes de revoltas fracassadas na Europa. Esses imigrantes judeus se estabeleceram em diferentes cidades dos Estados Unidos, formando grandes comunidades em Nova Iorque, Cleveland, New Orleans, Albany e Buffalo."

"Portugal "descobriu" e ocupou o Brasil no ano de 1500. Já em 1502 havia vários cristãos-novos que possuíam plantações de cana-de-açúcar no Brasil. Alguns deles praticavam o judaísmo, mas apenas secretamente, pois temiam que Portugal, que era um país católico, trouxesse a Inquisição ao Brasil."

"No judaísmo, é proibido comer carne e leite juntos. Mas o leite de uma mãe que amamenta seu bebê é parve – não é considerado nem leite, nem carne. Uma explicação para isso é que o leite materno é considerado sagrado pelo judaísmo e não pode ser comparado com o leite de um animal."

"Pouco antes de sua morte, o ditador Joseph Stalin planejava exilar todos os judeus da União Soviética. Nos notórios “Julgamentos dos Médicos”, médicos judeus foram acusados de conspirarem contra Stalin. Essas acusações falsas tinham o propósito de fomentar a ira da população contra os judeus, facilitando a expulsão de todos eles do país."

Fonte: Revista Morashá – http://www.morasha.com.br


Anúncios
Esse post foi publicado em OS SÁBIOS ENSINAM. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s