Quando nossa mesa torna-se um altar sagrado

 

 

“Mas se três comerem a mesa e falaram da Torá, é como se tivessem comido à mesa  do Onipresente, pois foi dito: “E  me disse: Esta é a mesa que está perante o Eterno” Rabi Shimon.

O Talmud afirma que enquanto existia o Templo Sagrado, o israelita pagava seus pecados oferecendo sacrifícios no altar. Agora que o Templo não mais permanece, embora será novamente erguido, é a mesa familiar que promove uma comunhão divinal nos auxiliando para chegarmos a expiação. Para o judeu religioso e habitual, a mesa, é um“altar”: o alimento nela convindo é, em certo sentido, uma oferta.  Nossa mesa resume num altar quando atraímos pobres e necessitados para compartilhar nossa comida. O alimento que colocamos sobre a mesa transforma-se em “sacrifício” de nossos bens e posses, que damos de coração para ajudar os outros, em cumprimento aos desejos do Céu.
 Nas Sagradas Escrituras mencionam-se repetidamente os três tipos existente de líderes judeus: o Hacham (homen sábio que representa o ideal da Torá, o estudo e o conhecimento da palavra divina), o Cohen (Sacerdote que simboliza o princípio da Avodá, que é o serviço Divino e culto ao Todo-Poderoso) e o Naví  (profeta que representa o fundamento da guemilut chassadim, a bondade e ajuda ao próximo que prega constantemente). Ao agir segundo as tradições, o judeu em sua mesa expressa o Chacham, Cohen, e Navi, e assim consegue expressar os três princípios fundamentais do Judaísmo.  Ao convidar pessoas, amigos e parentes a sua mesa, o judeu realiza o ato de benevolência que é o Guemilut Chassadim.  Ao abençoar a comida elevando-a ao nível de oferenda torna-se como um Cohen, que preside o serviço sagrado. E ao falar da Torá segue o caminho do Hacham, que conduz ao conhecimento.

 

Fonte: http://www.cohen.org.br/

Anúncios
Esse post foi publicado em HISTORIA. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s