PURIM

 

 
Ficha Técnica
 

 

Jejum de Ester

Quando jejua-se
Em 13 de Adar II, este ano (2009) segunda-feira, 9 de março.
Início do jejum: 04:56h (S.Paulo)
Término: 18:52h (S. Paulo)

Duração
O jejum começa antes do amanhecer e termina após o anoitecer.

Significado
Mordechai, conselheiro do rei da Pérsia, Achashverosh, vestido de andrajos e cinzas, conclamou os judeus para retornar à Torá.

Sua prima, a rainha Ester, jejuou em penitência por três dias e pediu ao povo judeu que fizesse o mesmo. Só então encaminhou-se até o rei para acusar Haman de querer matar seu povo.

Os judeus obtiveram permissão para se defender e, em 13 de Adar, lutaram contra o inimigo, destruindo-o. Para relembrar este dia de prece e jejum que precedeu a vitória, nossos Sábios instituíram o Jejum de Ester.

Costumes
Antes da prece de Minchá é costume doar três moedas de meia unidade monetária para tsedacá, em lembrança do meio-shekel que cada um deveria doar para o Templo Sagrado. Para quem esquecer ou não estiver presente na sinagoga, poderá realizar este costume na manhã de Purim, antes da leitura da Meguilá ou durante o dia.

Purim

Quando comemora-se
Em 14 de Adar. Este ano (2009), segunda-feira à noite, 9 de março e terça-feira 10 de março, durante o dia.

Significado
Origina-se da palavra "Pur", sorteio. Referente a data em que Haman sorteou e marcou para o aniquilamento de todo o povo judeu. Na verdade, transformou-se na data de sorte do povo judeu, quando então foi salvo e saiu-se vitorioso. Esta data marcou para sempre o dia em que comemora-se com grande alegria a festa de Purim.

Preceitos
Leitura da Meguilá
Deve-se ouvir duas vezes a leitura da Meguilá de Ester: uma na noite de Purim ( segunda-feira, 9 de março) e a outra pela manhã (terça-feira, 10 de março).

Mishlôach Manot
Envia-se alimentos a pelo menos um amigo no decorrer do dia de Purim que devem ser de duas espécies (fruta, massa e/ou bebida), prontos para consumo e entregues através de um mensageiro.

Matanot Laevyonim
Doa-se uma certa quantia em dinheiro para pelo menos dois carentes no decorrer do dia de Purim. Caso não se encontre ninguém nestas condições, a doação deve ser colocada em uma caixinha de tsedacá.

Refeição Festiva
Uma refeição festiva é realizada ainda durante o dia de Purim e deve conter pão, vinho e carne.

Costumes
Reco-reco
Toda vez que o nome de Haman (acompanhado de um adjetivo) for mencionado durante a leitura da Meguilá, faz-se barulho com o reco-reco ou outros instrumentos sonoros.

Fantasia
Purim é uma festa feliz e fantasiar-se é uma maneira alegre e divertida de aumentar ainda mais a alegria do milagre ocorrido. Existem dois tipos de milagre: aquele que é óbvio e aquele que está oculto pela Natureza. Purim pertence a segunda categoria. Nos fantasiamos para reafirmar que a Natureza nada mais é além de uma "fantasia" da mão Divina.

Proibições
É proibido jejuar em Purim. Reserva-se o dia, ou grande parte dele, para realizar todas as mitsvot referentes à festa. Qualquer trabalho desnecessário deve ser evitado ao máximo.

Ingredientes de Purim

1. Leitura da Meguilá 

 

Ingredientes:
Ouça a leitura da Meguilá (em 2009) segunda-feira à noite, dia 9 de março e na manhã de terça-feira, dia 10 de março. As duas leituras são obrigatórias para cumprir a mitsvá (preceito).

Opcional:
Leve seu reco-reco para fazer barulho quando o nome de Haman for mencionado.

Modo de fazer:
Informe-se em sua sinagoga sobre os horários da leitura.

Dicas:
Para reviver os milagrosos eventos de Purim, ouvimos atentamente a leitura da Meguilá (Rolo de Ester).

Prestamos muita atenção às bênçãos da leitura da Meguilá, respondendo amém. As bênçãos são pronunciadas pelo ledor, em nome de toda congregação. A leitura é ouvida atentamente para não perder uma única palavra.

2. Envio de alimentos para amigos

Ingredientes:Para compôr o Mishlôach Manot são necessários duas espécies de alimentos casher, pelos quais se recita diferentes berachot (bênçãos), prontos para serem ingeridos:

Hamotsi
pão, matsá e chalá

Hagafên
vinho e suco de uva

Mezonot
produtos derivados de cereais, exceto o pão; ex.: bolo, biscoitos, bolachas

Haêts
frutas que nascem em árvores; ex.: castanha de caju, nozes e cereja

Haadamá
frutas que nascem da terra; ex.: banana, abacaxi, melão, amendoim

Shehacol
chocolate, bala e todos os líquidos, exceto vinho

Modo de fazer:
Se possível, enviar através de um terceiro, mulheres para mulheres e homens para homens durante o dia de Purim.

Dicas:
Em Purim enfatizamos o mérito da união e amizade, enviando aos amigos dádivas sob a forma de alimentos. Remeta a pelo menos um amigo, como presente, no decorrer do dia, através de uma terceira pessoa, pelo menos duas espécies comestíveis (no mínimo, 30g de sólidos e 86ml de líqüidos) casher e prontas para comer.

3. Presentes para os necessitados

Ingredientes:
Separar donativo para, no mínimo, duas pessoas carentes.

Modo de fazer:
Doar diretamente para duas pessoas carentes durante o dia de Purim. Na impossibilidade, pôr o dinheiro numa caixinha de tsedacá.

Observação:
Esta é a mitsvá mais importante de Purim!

Dicas:
Interesse e dedicação para com os necessitados é uma relevante responsabilidade e mitsvá essencial para praticar durante o ano todo. Mas, particularmente em Purim, a mitsvá mais importante é lembrar-se dos menos afortunados.

A melhor maneira de cumprir esta mitsvá é através da doação direta e no próprio dia de Purim.

4. Participe de uma refeição festiva

Ingredientes:
Como em todas as festas, uma refeição especial é feita para celebrar Purim quando familiares e amigos se reúnem para comemorar a data.

Modo de fazer:
Inclua pão, carne, creplach (pasteizinhos de carne) e vinho na refeição: são os itens principais!

Dicas:
Nesta refeição deve-se beber uma quantidade de vinho maior do que de costume, para celebrar o milagre que começou numa festa de vinho servido por Ester ao rei e a Haman.

 

Fonte: http://www.chabad.org.br/

Anúncios
Esse post foi publicado em BEIT CHABAD. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s