Ataques Terroristas em Mumbai – Índia

 

rabino

O número de vítimas dos ataques terroristas simultâneos e violentos ocorridos na terça-feira subiu para 125, em Mumbai, maior centro financeiro do país. Entre os mortos estão seis estrangeiros, entre eles um italiano e britânico. Além das vítimas fataisa polícia afirma que há pelo menos 327 feridos. Entre eles, segundo a CNN, estão sete britânicos, três americanos e dois cidadãos australianos.

Além disso, pelo menos nove terroristas foram mortos em combates com a polícia. Acredita-se que 26 pessoas, a maioria jovens, estavam envolvidas nas ações. Entre os mortos também estão o chefe da polícia anti-terror da Índia, Hemant Karkare, e 14 de seus oficiais.O chefe do governo do estado indiano de Maharashtra, Vilasrao Deshmukh, disse que não há mais reféns no hotel Oberoi da cidade de Mumbai, capital da região, onde um grupo de terroristas armados havia se entrincheirado. onde haviam cinco ou seis israelenses entre os 100/200 reféns. Mas há reféns dentro do Beit Chabad, incluindo israelenses, sob cerco da polícia local.

A marinha indiana diz ter abordado um navio suspeito na costa de Mumbai que pode estar ligado aos atentados de ontem à noite. O capitão Manohar Nambiar disse à agência AP que a embarcação a MV Alpha chegou recentemente a Mumbai de Karachi, Paquistão. Um grupo que se apresentou como Deccan Mujahideen, reivindicou a autoria dos ataques, mas muito pouco se sabe sobre a organização.

chabad

O mais preocupante para a comunidade judaica internacional são os rumores de que uma familia israelense foi feita refém e três de seus membros foram mortos. Também preocupa o silêncio dos representantes Chabad em Mumbai, Rabino Gavriel e Rivka Holtzberg. Ninguém do Beit Chabad foi ouvido desde os ataques. Oito israelenses, e o casal de shluchim, emissários do Rebe, são mantidos reféns. Nesta manhã de quinta-feira, 27 de novembro, Moshe Holtzberg, seu filho de dois anos foi libertado saindo nos braços de Sandra Samuel, uma das funcionárias do Beit Chabad. “Peguei a criança e saí correndo”, disse Sandra, que trabalha na cozinha da instituição há cinco anos.

A Ministra dos Negócios Estrangeiros, Tzipi Livni, falou na manhã desta quinta-feira com o consul-general israelense em Mumbai, Orna Sagiv. Livni recebeu uma atualização da situação, embora não há nenhuma palavra se algum israelense está ferido. A missão israelense está tentando alcançar todos os israelitas que estão visitando a cidade.

O comandante indiano, Amit Tiwari, disse que uma mulher e uma criança tinham sido liberadas na sede do Beit Chabad na manhã desta quinta-feira, e um dos atiradores tinha sido morto, mas acredita-se que quatro homens armados permaneceram no edifício.

O rabino Gabriel Holtzberg e sua esposa, Rivka, emissários do Rebe em Mumbai, estão ainda dentro do Beit Chabad, embora seu filho de dois anos Moishe e uma mulher que o carregava nos braços tenham sido liberados.

Chabad tinha expressado mais cedo a preocupação com o bem-estar de Holtzbergs, seu representante em Mumbai, com quem tinha perdido o contato no início dos ataques. Holtzberg tem um passaporte americano e sua esposa é israelense de Afula.

Os mortos e feridos são vítimas de uma trama sofisticada na qual sete locais da cidade foram atacados por terroristas. Vários hotéis, os mais exclusivos, um restaurante, e a estação ferroviária foram bombardeados. Os ataques chegaram enquanto o país está envolvido em eleições controvertidas.

A cidade abriga muitos estrangeiros e as embaixadas estão ajudando nos esforços de busca e resgate. Os funcionários de Lubavitch em Bangcoc, Israel e Nova York estão trabalhando junto com o Primeiro Ministro de Israel e com o governo americano para ajudar a restabelecer o contato com os Holtzberg e outras pessoas desaparecidas na área do Beit Chabad.

O Beit Chabad de Mumbai, situado perto da área destruída, é uma parada popular para os turistas israelenses. Os Holtzberg oferecem vários programas, incluindo fornecimento de comida casher aos moradores e aos visitantes.

Na India Chabad está presente em quatro cidades: Bombay, Manali, Goa e Bangalore.

Pede-se a todos que falem Tehilim por Gavriel Nôach ben Freida Bluma e Rivka bat Yehudit e por todos afetados pela tragédia para que sejam resgatados o mais breve possível.

Sugestão – Salmo 20:

É apropriado recitar este Salmo diante do perigo, seja pessoal, de um parente ou da nação. É a base da afirmação talmúdica de que deve-se rezar pela redenção ou por ajuda, após afirmar: Deus é o Redentor.

Salmo 20
Lamenatsêach mizmor ledavid. Iaanchá Ado-nai beiom tsara, iessaguevchá shem Elohê Iaacov. Yishlach ezrechá micódesh, umitsión yis’adêca. Yizcor col minchotêcha, veolatechá iedashene sêla. Yiten lecha chilvavêcha, vechol atsatechá iemalê. Neranena bishuatêcha, uvshem Elo-hênu nidgol, iemale Ado-nai col mish’alotêcha. Ata iadáti, ki hoshía Ado-nai meshichó, iaanêhu mishemê codsho, bigvurot iêsha iemino. Ele varéchev veele vassussim, vaanáchnu beshem Ado-nai Elohênu nazkir. Hêma careu venafálu, vaanáchnu camnu vanit’odad. Ado-nai hoshía, hamélech iaanênu veiom cor’ênu.

Salmo 20
Ao mestre do canto, um salmo de David. Que o Eterno te responda no dia da tua atribulação e te traga a um refúgio seguro o Nome do D’us de Jacob. Que de Seu Santuário te envie auxílio, e que de Tsión te traga amparo. Que com prazer aceite todas as tuas oferendas. Conceda o desejo de teu coração e realize teus desígnios. Que nos rejubilemos com Tua vitória e ergamos estandartes em Nome do nosso D’us. Atenda o Eterno a todos os teus anseios. Agora sei que o Eterno trará vitória a Seu ungido; Ele lhe responderá de Seu Santuário Celeste com a força salvadora da Sua destra. Alguns confiam em carros, outros em cavalos, mas nós, somente no Nome do Eterno, nosso D’us. Aqueles caem e sucumbem, mas nós nos erguemos e nos revigoramos. Salva-nos, ó Eterno! Responde-nos, ó nosso Rei, no dia em que Te invocarmos!

 

Fonte: http://www.chabad.org.br/

Anúncios
Esse post foi publicado em BEIT CHABAD. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s