Quem és? Hebreu, israelita, judeu ou israelense

Padrão

 

Muitas vezes estes termos são confundidos e é importante ter clareza sobre eles, para conhecer suas raízes

Hebreu
É o termo mais antigo que encontramos nas nossas letras e data da época de Abrahão, o patriarca —1750 a.e.c. Quando D-us ordenou-lhe que saísse de sua terra natal — Ur, na Caldéia — para a terra de Canaan, terra que seria o legado futuro para su descendência, ao chegar a esta terra, a população local o identificava como “O Hebreu”, que vem da frase Me-Heber: De mais além, referindo-se ao que vinha do outro lado do rio. Com o passar do tempo o termo hebreu foi-se alterando e hoje o hebreu ou hebraico é a língua que se fala em Israel. Assim quando se diz que uma pessoa é hebréia, pode referir-se a que seja uma pessoa de língua hebréia, indiferentemente de sua religião. Ainda que algumas pessoas se refiram ao termo hebreu indicando a religião judaica, não há um suporte histórico que dê como resultado esta definição como religião

Israelita
Quando Yaacov (Jacób) o patriarca —1500 a.e.c aproximadamente — a caminho de Canaan com sua família, enfrentou um anjo de D-us e venceu-o, como condição para soltá-lo, o anjo acedeu em dar-lhe uma benção, a benção consistia em que mudasse seu nome de Yaacov para Israel. A partir desse momento, os filhos de Yaacov — posteriormente as denominadas tribos de Israel — e sua descendência, passaram a integrar o povo de Israel. Israelita se refere à pertinência e/ou descendência do povo de Israel.

Judeu
Por ser descendente da tribo de Judá. Quando o rei Salomão faleceu, em 997 a.e.c, durante o governo de seu filho Yeroboam (Jeroboão), o povo de Israel que vivia no território que havia sido Canaan dividiu-se em dois reinos: o reino de Israel ao norte, com capital em Shomron — Samária —, sendo habitada por 10 das 12 tribos de Israel; e o reino do sul: Judá, cuja capital foi Jerusalém, onde habitavam as tribos de Judá, Rubem e parte da tribo de Benjamín. Aos habitantes de Judá chamou-se-lhes judeus, denominação esta que aparece na história de Esther, quando foi a tribo de Judá deportada para a Pérsia e Mordechai era chamado: Mordchai Hayehudí, Mordechai o judeu. Os descendentes desta tribo que foi a que prevaleceu com o passar dos séculos, denominou-se-lhes judeus. A identificação de um judeu não é somente a de descender deste território, já que durante muitos séculos esteve desterrado de seu lar, mas que o identificou com a tradição da Torá, o Tanach e o Talmud.

Israelense
É o termo mais moderno, desde a independência do Estado de Israel no ano de 1948, os habitantes de Israel são denominados israelenses, indiferentemente de sua religião. Há árabes israelenses, católicos israelenses, judeus israelenses, assim como quando o território se chamava Palestina desde o ano 70 e.c. seus habitantes eram palestinos, havia árabes palestinos, cristãos palestinos, católicos palestinos e judeus palestinos.

 

 

Bibliografia
Mil preguntas e respostas sobre judaísmo, de Erna S. Shlesinger. Manual de la história judaica de Simón Dubnow, Wikipedia, Tanach, e o livro História Bíblica, de Raquel Goldschmidt

http://www.visaojudaica.com.br

About these ads

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s