CHEGA DE SOLIDÃO ( Parte 6 ao 10)

6. Teu verdadeiro cônjuge corresponde à tua alma.

 

Peça todos os dias pela compaixão Divina, para que Ele te faça encontrar a companheira que corresponde à tua alma, e que nenhum outro enlace interfira. O Zôhar diz: "A pessoa deve rogar a D-us para que no momento apropriado para conhecer seu par, ele não seja tomado por outra pessoa" (Vaielech 284a).

 

Não raro, alguns casais se separam logo após o casamento, ou um dos cônjuges falece. Só então o enlace verdadeiro, atrasado pelo casamento anterior, pode ter lugar.

 

Por isto, peça a D-us para que você encontre teu verdadeiro Zivug (par), aquele que corresponde à tua alma, e uma vez casado, vocês não romperão esta união com discussões e contendas.

 

Quando a pessoa reza, ela pode conseguir tudo o que deseja. Rabi Nachman de Breslav disse: "Por meio de orações é possível mudar o Zivug proclamado para ela nos céus" (Sêfer Hamidot, Casamentos 9). Ou seja, talvez tenha sido decretado nos céus que um dos parceiros tivesse que se casar antes. Contudo, se a pessoa rogar a D-us, ela poderá reverter este decreto e se casar com seu par verdadeiro sem que este precise contrair outro matrimônio antes. O Zôhar afirma que: "Se a pessoa retornar verdadeiramente a D-us e orar com insistência, encontrará seu verdadeiro par e nenhum outro (Ticunim 14)”.

 

Por isso, volte para D-us de todo o coração. Determine-se a melhorar tuas atitudes. Então você encontrará teu verdadeiro par.

 

7. Shadchanim (Casamenteiras/os)

 

Fortaleça a tua confiança em D-us. Ele certamente não te abandonará; Ele indubitavelmente te ajudará.

 

Não deposite tua confiança em seres humanos, mas tão somente em D-us. O profeta Jeremias disse: "Maldito o homem que confia em outros seres humanos, que se apóia no poder dos homens e afasta seu coração de D-us…  bendito o homem que confia em D-us, pois D-us será sua Fortaleza" (Jer. 17).

 

Isto se aplica especialmente aos Shadchanim. As pessoas costumam fazer planos, “Fulano se casará com Cicrana". Elas apostam neste tipo de arranjo e tentam fazê-lo funcionar artificialmente. Mas enquanto isto: "Aquele que habita as Alturas apenas rirá; o Eterno deles se zombará” (Salmos 2:4). D-us transforma todos os planos miraculosamente articulados e os faz dissipar como uma nuvem de areia.

 

Diz o salmista: "Nada, apenas vaidade são os homens comuns! Falsos são os homens distintos! Se forem suspensos na balança, eles e a vaidade se igualarão" (Salmos 62:10).

 

Nossos sábios comentaram: "As pessoas estão acostumadas a dizer, ‘Este homem se casará com aquela mulher’, mas ‘Apenas vaidade são os homens comuns.’ Eles dizem, ‘Esta mulher será casada com aquele homem’ – mas… ‘Falsos são os homens distintos.’ Por quê? Por que: ‘Eles e sua vaidade se igualarão’ – Rabi Chiya explicou isto homileticamente: A verdade é que os casais são decretados nos céus antes mesmo de entrarem nos ventres de suas mães’" (Midrash Rabá, Emor 29:8).

 

Em outras palavras, o que realmente importa o que dizem as pessoas? Um matrimônio não pode ser causado ou mesmo impedido pelos seres humanos, porque aquelas almas já estão juntas antes de nascerem. Portanto: "Não deposite sua confiança em príncipes, em seres humanos que não podem trazer salvação" (Salmos 147??). Teu auxílio virá somente de D-us.

 

8. Teu dia certamente chegará

 

Meus filhos e minhas filhas! Corram somente para D-us. Sua glória preenche o mundo todo; Ele revigora, mantém e sustenta toda a criação com Sua abrangedora supervisão; e Ele quem governa Seu mundo com a mais verdadeira justiça, que o intelecto humano não consegue compreender. Por que cair em desespero, como se não houvesse mais esperança?

 

Pelo contrário, confie em D-us. Ele não te abandonou. Após o mau tempo, a bonança certamente virá; e você há de encontrar o par que te foi destinado pelos Céus.

 

Seja sempre ciente das palavras do Zôhar: "Quando um homem desposa uma mulher, isto ocorre somente pelas Mãos Divinas, pois nenhum par se forma a menos que ‘O seu momento’ tenha sido proclamado nas esferas supernais. Mesmo antes de vir para este mundo D-us já os havia unido” (Vayechi 229a).

 

Não se deixe abater. Teu dia certamente chegará. Em boa e feliz hora, você estará debaixo do pálio nupcial.

 

Contudo, procure melhorar os teus atos aos olhos de D-us. Aproxime-se Dele com todo a tua alma, e decida que nunca mais tornará a cometer os pecados do passado. Então D-us apressará o dia da tua alegria.

 

9. Rogue obstinadamente a D-us

 

Meus queridos filhos e filhas! A vastidão da supervisão Divina está além do nosso alcance. Desde o princípio mesmo de um evento, D-us já visualiza o seu fim. Antes do teu nascimento, D-us já havia preparado a tua esposa e elaborado cada detalhe que fosse necessário para que você a encontrasse.

 

Então por que se amargar? Por que esta melancolia e este coração abatido? E por que confiar em seres humanos; por que correr para os casamenteiros e especialistas, dando atenção para tudo o que esteja escrito e publicado? Pelo contrário, agora é o momento de correr para D-us. Despeje teu coração para Ele. Implore para Ele, para que ajude a livrar-se da jaula na qual você está agora aprisionado.

 

O versículo diz: “Ele faz reencontrar um lar aos abandonados, no tempo apropriado liberta os cativos" (Salmos 68:7). "Isto quer dizer", dizem nossos rabinos, "Daqueles que estão metaforicamente presos" (San´hedrin. 22b). Um homem e mulher descasados são como prisioneiros separados um do outro. D-us "faz reencontrar um lar aos abandonados" – D-us liberta o homem e a mulher que até então se encontravam presos pela solidão e os une para que juntos construam um lar.

 

Contudo, você só conseguirá isto com tuas orações. Reze obstinadamente a D-us, dia após dia. Então você experimentará verdadeiros milagres. Uma reza consegue o que nenhum outro meio pode obter. A pessoa que tem fé em D-us e reza eficazmente, constatará em sua própria existência o quanto isto é verdade.

 

Particularmente, orações realizadas junto ao túmulo de um Tsadik (mestre espiritual) são capazes de atingir um nível indescritível. Orações como estas são capazes de penetrar o mais altos níveis. Quando uma pessoa roga a D-us e apela a D-us no túmulo de um Tsadik, pedindo que suas preces sejam aceitas pelos méritos do Tsadik que ali está sepultado, sua oração é aceita por D-us e ela conseguirá o que quer com certa facilidade.

 

O Zôhar afirma: "quando as pessoas necessitam de compaixão e vida, elas contam suas carências às almas dos Tsadikim e pranteiam nos túmulos dos Tsadikim… as almas dos Tsadikim são elevadas… e todas elas pedem por misericórdia pela pessoa viva. Então, pelo seu bem, D-us terá misericórdia do mundo" (Parashat Acharei).

 

Por isso, meus queridos filhos e filhas, busquem o túmulo de um Tsadik, reze e clame somente por D-us e Ele te ajuda pelo mérito do santo Tsadik que está sepultado ali. Peça a D-us que tenha misericórdia de ti pelo mérito deste Tsadik.

 

É impossível imaginar a penetração de uma oração como esta. Você poderá alcançar tudo o que necessita contanto que não desista.

 

Rabi Nachman de Breslav disse: "Quando a pessoa reza no túmulo de um Tsadik, D-us lhe opera milagres mesmo que não os mereça” (Sêfer HamidotTsadik 173).

 

Nossos rabinos disseram: "Por que as pessoas visitam túmulos? Para rogarem aos mortos que peçam piedade de nós" (Taanit 23a).

 

Nossos mestres também disseram, "(Quando estava em missão espiando a terra de Israel) Caleb separou-se do grupo e foi orar mausoléu dos Patriarcas de Israel (em Hevron). Ele lhes disse: ‘Meus ancestrais rogaram misericórdia por mim, para que eu não fosse influenciado pelos demais espiões… (Sotá 34b). Vemos então qual é a eficácia de orar no túmulo de um Tsadik: o pedido que uma pessoa faz a D-us é imediatamente respondido pelo mérito do Tsadik que está enterrado naquele lugar”.

 

10. Convite espiritual para o casamento

 

Quando uma pessoa prepara o seu casamento ela cuida de todos os detalhes: contrata uma orquestra, encomenda as refeições, manda imprimir convites, marca a data do casamento e etc.

 

Também no campo espiritual, os arranjos para o casamento de uma pessoa são feitos antes dela nascer.

 

Mesmo antes de você nascer, um convite espiritual de casamento já existia. Este convite diz quem é o noivo e quem é a noiva, e onde sua união terá lugar. O convite também diz quem serão os convidados – pois as almas de todos os convidados estão conectadas à do casal em questão. Mais ainda, o convite espiritual diz também exatamente que alimentos serão servidos no casamento – pois a comida servida nesta ocasião também precisa ser retificada. Similarmente, este convite detalha quem serão os músicos no seu casamento e o que canções eles tocarão.

 

Tudo isto há havia sido arranjado nos céus antes da tua descida a este mundo. Mas este assunto é por demais refinado e o intelecto humano não pode compreendê-lo. Como disse Isaías: "Olho algum for a o Teu pode ver o que Tu fazes para aquele que te aguarda" (Isaías 64). Todos estes assuntos envolvem segredos supernais que versam sobre a criação das almas e sua reunião.

 

Por ser um assunto tão cuidadosamente arranjado por D-us, por que deveríamos perder nossas esperanças? Por que então não correr somente para D-us e deixar nosso destino em Suas mãos? Tenha convicção que tudo é feito para o bem; que cada obstrução que atrasa o teu casamento é o intento de D-us para fazer o que é melhor para ti; e tudo o que D-us te brinda é medido com justiça.

 

Você pode se sentir magoado e confuso pela tua inabilidade de encontrar teu verdadeiro par. Mas saiba que tudo aquilo pelo que você passa nada mais é que o plano bem articulado de D-us para te fazer o melhor bem possível.

 

 

 

 

Fonte:  www.jewishbrazil.com

Anúncios
Esse post foi publicado em SABEDORIA. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para CHEGA DE SOLIDÃO ( Parte 6 ao 10)

  1. Jewish disse:

    B"H
     
    Parabéns pela inserção desta maravilhoso ensinamento de Rabi Nachman de Breslav.
    Este e outros ensinamentos estão disponiveis na nossa pagina especial BRESLAV BRASIL
    no site Jewish Brazil, http://www.jewishbrazil.com
    abraços e Shaná Tová!
     

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s