CHEGA DE SOLIDÃO ( Parte 1 ao 5)

Para encorajar e fortalecer quem estiver experimentando  dificuldades em encontrar sua alma-metade; Guiando com extraordinários conselhos e poderosas preces.  Baseado nos ensinamentos de :

RABI NACHMAN DE BRESLAV  e  de seu discípulo  RABI NATAN DE BRESLAV

Rabi Nachman nos instrui a recitar os seguintes Salmos diariamente, como um fantástico remédio (Ticún) para toda a sorte de problemas:

 16 – 32 – 41 – 42 – 59 – 77- 90 – 105 – 137 – 150

1. Chega de Solidão

Meus queridos e minhas queridas! Nada é mais oculto dos olhos do homem que encontrar um (a) esposo (a). Mas não se desespere por ainda não haver encontrado seu companheiro de matrimonio. Não permita que coisa alguma destrua seu espírito, pois encontrar nossa cara metade depende única e exclusivamente de D-us e de modo algum depende dos seres humanos. Lembre-se que o Altíssimo tem muitos modos de fazer Sua vontade prevalecer. Por isto, apele a D-us todos os dias para que você encontre teu verdadeiro par – e não, D-us o livre, a pessoa errada. Fale muito com D-us. Rabi Nachman de Breslav disse: “Quando uma pessoa apela a D-us diariamente pedindo compaixão, ela consegue encontrar seu par apropriado” (Sêfer Hamidot – Compaixão 11). E também: “Quando o judeu ora, causa uma união mística do Santíssimo e de Sua Presença; por conseguinte, alcança o mérito de encontrar sua companheira” (Licutê Moharan 9).  Por isto, reze a D-us todos os dias com suas próprias palavras. Rogue por Sua compaixão. Peça a Ele, citando as razões para o seu pedido e pedindo a Ele que lhe encontre uma esposa. Então você verá verdadeiros milagres e será realmente auxiliado. [Nota do tradutor: tudo o que está sendo dito em linguagem masculina vale também para o feminino] 

2. Encontrar o seu par depende somente de D-us

Meus queridos e minhas queridas! Creiam completamente em D-us. Saibam que encontrar um companheiro depende unicamente de D-us e não dos seres humanos. Ajam de acordo com a tradição judaica. Contudo, não permitam que os outros te assustem dizendo que encontrar o teu par dependa que te apresentem alguém, ou que vá encontrá-lo num local específico, de uma forma específica, ou vestindo-se desta ou daquela maneira. Tudo isto não passam de fantasias que só fazem confundir tua mente e baixar os ânimos. Nossos rabinos dizem claramente: “Vemos em três sessões da Torá escrita – ou seja, no Pentateuco, nos Profetas e na Hagiografia, que o homem só encontra sua mulher por meio de D-us. O Pentateuco diz: ‘Labão e Betuel responderam:” "Este assunto – (o casamento de Isaac e Rebeca) vem de D-us"’ (Gen. 24). Nos profetas está escrito: ‘Nem o pai e nem a mãe (de Sansão) sabiam que (seu casamento) vinha de D-us (Juízes. 14). Na Hagiografia encontramos: ‘A casa e a fortuna são herdadas da família; mas uma esposa sábia é um presente de D-us (Prov. 19)" (Moêd Catan 18b). Todas as três sessões da Torá escrita provam que os matrimônios são arranjados única e exclusivamente por D-us, e não por agentes.

3. Muna-se de Paciência

 

Meus queridos filhos e filhas! Sejam fortes e corajosos. Mesmo se estiverem encontrando dificuldades em encontrar seu par, não desanimem.

D-us está atento a você. Se Ele ainda não trouxe o teu par, há um motivo profundo para isto. Talvez tua pretendida ainda seja muito jovem, talvez a tua alma ou a alma da tua pretendida ainda não completaram as retificações espirituais que devem preceder vosso casamento. Por isto, seja paciente. Nunca entre em desespero. Não há dúvida alguma que existe uma pessoa certa para você.

Antes ainda de vir a este mundo, teu par já estava reservado para ti, como dizem nossos rabinos: "Quarenta dias antes do nascimento de uma criança, uma voz proclama nos Céus: Esta criança é o par desta pessoa" (Sotá 2a). Por isto, não desista. O dia da tua alegria certamente vai chegar, e você se casará com sucesso e júbilo.

 

4. Partindo o Mar Vermelho

 

No mundo superior a alma do homem e da mulher é uma só. Contudo, quando esta alma desce a este mundo, a porção masculina nasce dentro de um contexto familiar e a porção feminina nasce dentro de outra família. (Licutê Moharan 265). Por isto é bastante difícil unir novamente as duas metades da alma original. Elas se dispersaram e nenhuma sabe onde está sua outra metade.

Nossos sábios dizem: "Encontrar o par de uma pessoa é tão difícil quanto partir o Mar Vermelho" (Sotá 2a).

No momento em que D-us partiu o Mar Vermelho houve uma grande oposição nos Céus para o acontecimento deste milagre. Talvez, disseram os anjos, os judeus não mereceram semelhante prodígio. Similarmente, agora, quando uma pessoa busca sua outra metade, ela deve sobrepujar uma grande oposição.

Apesar de todos os obstáculos, seja forte e apele somente a D-us. Quando os judeus estavam às margens do Mar Vermelho eles clamaram por D-us até as águas se partirem diante deles. Portanto, você também não deve desistir da compaixão Divina, mas rogar-Lhe por Sua ajuda. Então, Ele te ajudará a encontrar a tua outra metade.

Quando as águas do Mar Vermelho se partiram, os judeus pularam na água momentos ante. Eles não hesitaram, nutrindo dúvidas ou suspeitas sobre a ação Divina. Agora, também, você deve descartar quaisquer questionamentos sobre D-us e mergulhar na fé. Pense que não há existência alguma independente de D-us; que tudo é pura Divindade em sua essência; e que D-us supervisiona o mundo até os seus mínimos detalhes. Então você certamente encontrará salvação.

 

5. Aquilo que já está reservado para você.

 

Meus queridos e minhas queridas! Encontrem forças na fé simples. Saibam que não há existência alguma além de D-us e que Ele guia o mundo de modos ocultos, que os seres humanos não podem compreender. Quem pode dizer a D-us como governar Seu mundo? Tudo o que D-us faz é coroado de mistérios e segredos; isto é especialmente certo com relação às almas e matrimônios.

Como estes assuntos estão ocultos dos olhos e do intelecto humano, as pessoas não devem pedir a D-us, "Quero me casar com esta ou com aquela pessoa."

Nossos rabinos disseram: "Raba ouviu um homem pedindo por compaixão. Ele dizia a D-us, ‘Por favor, permita que eu me case com fulana’. Raba disse àquele homem, ‘Não rogue por compaixão deste modo. Peça simplesmente, ‘Permita que eu encontre a minha esposa’ – e se ela for seu par verdadeiro, jamais te abandonará" (Moêd Catan 18b).

Por isso, não peça a D-us para que te case com determinada pessoa. Esteja certo que ninguém se apossará do que foi reservado a ti. Por outro lado, se rezar para casar com uma pessoa em específico, poderá passar por amargos desapontamentos, pois se alguém não está reservado para você, este relacionamento não se manterá.

Ao invés de pedir a D-us que te ajudem a casar com determinada pessoa, peça-Lhe para te ajudar a encontrar a pessoa que te foi destinada, e que você não se confunda. Confusões podem gerar divórcios ou até a morte de um dos cônjuges, para que o outro possa desposar o seu par destinado. Peça a D-us para que você descobrir o teu par verdadeiro, aquele que foi reservado somente para ti

 

Anúncios
Esse post foi publicado em SABEDORIA. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s