1. Vivendo em Sintonia

“Já olhou para o céu esta manhã?” Perguntou o rebe.

“Não rebe, ainda não tive tempo”.

Para Rabi Nachman, viver em sintonia significa estar consciente da natureza transitória deste mundo e da eternidade do Mundo Vindouro.

Olhando pela sua janela o mercado público,

Rabi Nachman viu um de seus seguidores correndo apurado:

“Acredite-me, tudo o que você vê à sua volta estará extinto em cinqüenta anos. Haverá outra feira, com outros cavalos, outros negócios, pessoas diferentes. Eu já não estarei aqui e nem você. Então o que é tão importante que não te dá tempo de olhar para o céu?!”

Rabi Nachman de Breslav ensinou…

Saiba!

A pessoa caminha nesta vida por uma ponte estreita. O mais importante é não ter medo.  (Licutê Moharan 2:48)

Não cometa o erro das pessoas que desistem de mudar . Porque se acham escravas dos seus hábitos.  Se você desejar verdadeiramente,  E se empenhar nisto,  Conseguirá sobrepujá-los.  (L.M. 2:110)

Tudo o que há neste mundo –  tudo o que existe e o que acontece –  É um teste, designado a te proporcionar livre arbítrio.  Escolha sabiamente. (Escritos de Rabi Natan 300)

 Não há nada de misteriosos no livre arbítrio.  Você faz o que quer fazer e não faz aquilo que não quer.  (L.M. 2:110)

Lembre-se: nada é capaz de gerar tamanha integridade interior,  quanto um suspiro sincero. (L.M. 1:8)

Aprenda a esperar. Se apesar de todos os teus esforços e determinação você não alcançar resultados, seja paciente. Entre aceitação e ansiosidade, opte pela aceitação. Todos os começos requerem que você abra portas trancadas.  A chave é dar e fazer. Dê caridade a pratique bondade.  (L.M. 2:4).

Você está lá onde estão os teus pensamentos. Certifique-se de seus pensamentos estarem onde você queira estar. Há algo que você realmente queira ou algo que deseja que aconteça?  Focalize toda a tua concentração nesta coisa ou evento. Visualize cada detalhe. Se teu desejo for forte o suficiente e tua concentração for intensa o suficiente, poderá fazer com que isto aconteça.  (E.R.N. 62)

Desejos mundanos são como raios de sol num quarto escuro. Parecem sólidos até você tentar pegar um.  (E.R.N. 6)

Fique de sobreaviso: homem e dinheiro não ficam juntos para sempre. Ou o dinheiro é tirado do homem ou o homem é tirado do dinheiro.  (R.N.W. 51)

Adorar o dinheiro, assim como adorar ídolos, provém da falta de confiança em D-us. Quando mais desenraizado, mais o mundo brilha com as bençãos do Santíssimo, Bendito Seja.

Seja o tipo da pessoa que faz das suas funções físicas experiências espirituais. Algumas comem porque isto lhes dá forças para estudar a palavra de D-us. Outras, mais conscientes espiritualmente, estudam a palavra de D-us para saber como comer.

Sempre que possível, evite comer com pressa.  Mesmo em casa, não engula a comida.  Comer é um ato de santidade,  que requer toda a presença da mente.

Quando sentir que está começando a ficar com raiva, páre.  Imagine que já explodiu e que se agora arruinado. Pois é isto o que acontece quando você tem raiva: tua alma te abandona. Faça isso e tua raiva seguramente se dissolverá.

Responda aos insultos com o silêncio. Quando alguém te magoar, não diga nada. Então você merecerá uma honra genuína – uma honra que vem de dentro, uma honra que vem de Cima. A paz cura.

 Quando todo o teu mundo está fraturado, incremente o teu conhecimento de D-us.  Isto te trará paz interior. Quando o mundo lá fora está fraturado, promova a busca da verdade. Isto te trará paz universal. A maior paz é a paz entre opostos.  (L.M. 1:80)

Se lembrar disto na próxima vez que encontrar alguém que te faça sentir desconforto, ao invés de buscar a próxima saída, você encontrará meios para que os dois possam conviver. Seja como D-us e não olhe para os defeitos e fraquezas das pessoas. Então você viverá em paz com todo o mundo.

É fácil criticar os outros e fazer com que não se sintam queridos. Qualquer um pode fazer isto. O que requer esforço e habilidade é erguer o espírito deles e fazer com que se sintam bem. Olhe sempre para o lado bom dos outros. Focalize o bem, enfatize-o e transforme pecador num santo.

(L.M. 1:282)

Enxergue sempre o lado bom dentro de ti. Focalize o bem, enfatize-o e transforme a depressão em alegria. Quando te perguntarem como estão as coisas, não lamente nem murmure como as coisas estão difíceis. Se você disser que tudo vai mal, D-us dirá, “Você chama isto de mal, Eu posso te mostrar como as coisas podem realmente ir mal!”

Quando te perguntarem como estão as coisas e,  apesar de todas as dificuldades e sofrimentos, você responder que tudo vai bem,  então D-us dirá, “Você chama isto de bom?  Então vou te mostrar como as coisas podem ficar boas para você!” O Arquiteto do Universo nunca faz a mesma coisa duas vezes.  Cada dia é uma criação totalmente nova. Tire todo o proveito que puder do que cada novo dia possa te oferecer. (L.M. 1:123d)

Se esforce para ter somente pensamentos positivos. Isto fará maravilhas à tua mente. (L.M. 1:21)

Cada dia tem seu próprio conjunto de pensamentos, palavras e ações. Viva em sintonia. (L.M. 1:54)

Anúncios
Esse post foi publicado em SABEDORIA. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s