O Tanya – parte 9

Boas Ações

É uma coisa maravilhosa viver com amigos, dentre os quais reinam a bondade e a gentileza. No entanto, ao examinar a qualidade das ações do homem, não é suficiente inspecionar apenas suas verdadeiras ações, devemos também procurar saber o que se esconde por trás delas. Quais são as motivações da pessoa, qual alma é a força ativa por trás dessas ações?

A alma Divina, ou Neshamá, é encontrada apenas em um judeu – não existe nada similar a ela dentre as nações do mundo em geral. Esta alma é inteiramente Divina e totalmente sagrada. A alma animalesca de um judeu origina-se no kelipá noga que contém algum bem. Esta alma inclui também "os bons traços que são inerentes ao caráter de todo judeu, tais como compaixão e benevolência."

A alma como motivadora
Quando um judeu faz uma boa ação, mesmo que seja motivada por sua alma animalesca, veio do bem da alma animalesca. Origina-se nas boas qualidades que são inerentes à natureza de cada judeu desde o nascimento, como dizem Nossos Sábios: "É a natureza de alguém que é bom beneficiar os outros."

A caridade e bondade de um judeu

Quando um judeu auxilia seu próximo, se ele está motivado por sua alma animalesca, é possível que possa ter alguma intenção egoísta em mente. No entanto, sua principal intenção é beneficiar o outro. A prova disso é, que quando seu amigo não mais precisa de sua assistência, se sentirá feliz.

É um assunto completamente diferente no que tange aos traços da alma Divina onde a motivação se manifesta em absoluta bondade, sem pensar em qualquer benefício. Além disso, é importante enfatizar que boas ações motivadas pela alma animalesca são realizadas somente quando isso não é abertamente difícil para a pessoa. Ele fará caridade somente se tiver algum dinheiro extra consigo.

Porém, quando os atos de bondade se originam na alma Divina, uma pessoa tirará de seu próprio pão para dar ao outro – sendo que o mais importante é fazer algo de bom pelo próximo.

Anúncios
Esse post foi publicado em CABALATERAPIA. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s