Parashá da Semana: Maassê

13 princípios para melhorar a vida

Rabbi Yisrael Salanter, um grande sábio da geração anterior, nos ensinos 13 Midot (qualidades, princípios), para que valorizemos nossas vidas:

  1. Verdade:
    Seja sincero ao falar. Não diga nada a menos que você tenha certeza que é verdade.

  2. Agilidade:
    Saiba aproveitar o tempo, o que tiver que ser feito, deve ser feito imediatamente. O tempo é muito valioso par ser desperdiçado.

  3. Agilidade:
    Tome decisões conscientemente. Decida o que deve fazer e faça logo, com entusiasmo. Em caso de dúvida, peça conselho. Não permaneça confuso.

  4. Respeito:
    Tenha muito cuidado com os sentimentos das outras pessoas. Todo ser humano é precioso por ter sido criado a imagem de D’us. Seja atencioso com todos.

  5. Tranquilidade:
    Tenha serenidade. Não deixe que pequenas coisas tirem sua tranquilidade. Conserve a calma e a serenidade. Demonstre sossego em tudo o que você faz.

  6. Serenidade:
    Recorda o conselho do Rei Salomão, “as palavras de um sábio são ditas calmamente”. Fomenta esse hábito e te compreenderão e você compreenderá os outros melhor.

  7. Higiene:
    É importante manter a higiene pessoal, roupas, casa e lugares públicos limpos. Respeita tanto o teu corpo como tuas vestimentas.

  8. Paciência:
    É necessário cultivar a paciência seja em qual situação for. Há um momento para tudo na vida, não queira adiantá-lo.

  9. Ordem:
    É importante concentrar-se em tudo o que se está fazendo, sem se distrair. Guardar cada coisa em seu respectivo lugar evitará perda de tempo e de paciência. Conduz teu tempo e teus objetivos com ordem. Planifica e organiza. Assim concretizará teus projetos com êxito.

  10. Humildade:
    Reconheça as próprias limitações e ignora os erros do próximo. Aprenda de todos. Cada pessoa tem algum conhecimento ou virtude que nós não possuímos. Não somos perfeitos.

  11. Integridade:
    Recorda o conselho do Sábio Hilel, “não faça aos outros o que você não gostaria que fizessem com você”. Aquele que ama e pratica a justiça é justo e sua consciência é limpa. Faz sempre o que é correto, especialmente no que diz respeito as tuas obrigações.

  12. Austeridade:
    Recorda o conselho de Ben Zoma “quem é rico? Aquele que está satisfeito com o que tem”. O dinheiro é para ser usado, não amado. É um meio e não um fim em si mesmo. Não gaste dinheiro sem necessidade. Para outras pessoas seria de vital importância.

  13. Silêncio:
    Julga o valor das palavras antes de falar. Falar é uma das armas mais poderosas. É a única característica humana. O silêncio é uma expressão de sabedoria. Pensa antes de falar e não fale a menos que tenha algo importante para dizer.

Anúncios
Esse post foi publicado em SABEDORIA. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s