Goji Berries – as bagas anti-envelhecimento

Padrão
                                   
 
As Goji berries são umas bagas vermelhas provenientes do Noroeste da China e do Tibete. São vendidas no seu estado seco, ainda cruas, porque são desidratadas ao sol ou a temperaturas inferiores a 40ºC. São saborosíssimas e podem ser comidas directamente do pacote ou adicionadas a cereais de pequeno-almoço, saladas de frutas, batidos, como se tratasse de qualquer outra fruta seca.

Embora sejam uma novidade na cozinha Ocidental, os chineses têm conhecimento dos poderes especiais desta baga desde há milhares de anos. Das cerca de 8000 ervas e alimentos que fazem parte da Medicina Tradicional Chinesa, as Goji berries são consideradas a erva-alimento nº1. Estão no topo da tabela.

As Goji berries contribuem para uma vida alegre, energética e saudável. Saborosas, fáceis de incorporar no dia-a-dia e tão concentradas em nutrientes, não admira que estas pequenas bagas sejam um fenómeno extraordinário de sucesso por todo o mundo.

Informação nutricional

As Goji berries são provavelmente a fruta mais rica em nutrientes que existe no planeta. São uma fonte de proteína completa. Contêm 18 aminoácidos diferentes, entre os quais estão os 8 essenciais ao corpo humano.
Contêm até 21 minerais, entre os quais: zinco, ferro, cobre, cálcio, selénio e fósforo. As Goji berries contêm também vitaminas B1, B2, B6 e vitamina E. E também polissacarídeos, que fortificam o sistema imunitário, sendo que este é um dos elementos responsáveis pelo seu extraordinário efeito anti-envelhecimento.

Usos tradicionais

Na Medicina Tradicional Chinesa, as Goji berries têm sido consideradas como um alimento da mais alta qualidade para promover a longevidade, dar força e estimular a potência sexual.
O famoso Li Qing Yuen, que popularizou o Ginseng na cultura chinesa e que aparentemente viveu até à madura idade de 252 anos (!!!) (1678-1930), consumia Goji berries diariamente. A vida de Li Qing Yuen é o caso mais bem documentado de longevidade extrema.

Benefícios e possíveis efeitos medicinais

Muitos estudos publicados nos últimos anos, principalmente na China, reportam possíveis efeitos medicinais das Goji berries, especialmente devido às suas propriedades anti-oxidantes, incluindo potenciais benefícios contra doenças cardio-vasculares e inflamatórias, problemas de visão, do sistema neurológico e imunitário. Também se lhe atribuem propriedades anti-cancerígenas.
É uma fruta anti-envelhecimento por excelência, aumentando os níveis de energia, ajudando no processo digestivo e na perda de peso – por ser tão concentrada, basta comer pouca quantidade para se sentir saciado e bem nutrido.
Os aminoácidos presentes nestas pequenas bagas estimulam o funcionamento de células brancas até 300%, tornando muito difícil que quem as consome fique constipado ou com gripe.
Uma das mais recentes descobertas acerca dos benefícios das Goji berries é a sua capacidade de melhorar os níveis de insulina nos diabéticos.
As Goji berries têm ainda a propriedade de o fazer rir e sorrir durante o dia todo. Por isso há quem lhes chame de happy berry ou smiling berry.

Como usar


Directamente do pacote, em misturas com outras frutas secas e/ou frescas, em batidos, mueslis, chás (excelente para melhorar o sabor de alguns chás medicinais, mitigando o sabor adstringente ou amargo que muitas plantas têm). Também podem ser demolhadas e rehidratadas em água. Esta água é excelente para hidratar o corpo e pode ser usada como base para qualquer receita culinária.

Dosagem: quantidade razoável – 15 a 45 gramas diárias, ou seja, cerca de uma mão-cheia.

 
Nota: as Goji berries podem adaptar-se a climas europeus e é uma planta naturalizada na Grã-Bretanha há mais de 200 anos. Porque não lançar uma bagas no solo do seu quintal (ou num vaso, se vive num apartamento) e ter o privilégio de consumi-las frescas sempre que lhe apetecer? É uma planta que se propaga muito facilmente. Só não gosta de demasiada chuva.

34 Razões para usar Goji  

1. Alonga sua Vida - Os dez trilhões de células de seu corpo estão sob constante ataque dos radicais livres. Esses perigosos agentes ambientais podem acelerar o envelhecimento através da destruição das células vitais do corpo mais rapidamente do que elas conseguem se reproduzir, o Goji é conhecido como a “fruta da longevidade”. Sua exclusiva máster-molécula,  polissacarídeos e poderosos antioxidantes. Previnem contra o envelhecimento precoce, combatendo os radicais livres que causam danos por todo o corpo. 

2. Aumenta a Sua Força e Energia - (especialmente quando tiver combatendo doenças). Classificado como um dos principais adaptogênicos Asiáticos, o Goji aumenta a tolerância ao exercício, a estamina, e a resistência. Ajuda a eliminar a fadiga, especialmente quando se está em estagio de recuperação de uma doença.

3. Faz Você se Sentir e Parecer mais Jovem - O Goji estimula a liberação do hormônio do crescimento humano (hGH) ou hormônio da juventude pela glândula pituitária. Os beneficio do hGH são extensos e incluem a redução da gordura corporal, melhora o sono, da memória, aceleração dos processos de cura, recuperação do libido, e uma aparência mais jovem.

4. Reduz sua Pressão Sanguínea - Aproximadamente um em cada quatro adultos tem pressão alta (hipertensão). A pressão sanguínea alta é descontrolada pode levar a um derrame, ataque cardíaco, mau funcionamento do coração e /ou dos rins. Essa é a razão porque a pressão alta é frequentemente chamada de “o assassino silencioso”. Uma pesquisa de 1998 mostrou que o aumento da pressão sanguínea podia ser significativamente impedido pela máster molécula polissacarídeo do Goji.

5. Reduz os níveis de Colesterol - O Goji contem beta-sitosterol, que tem sido como redutor dos níveis de colesterol. Seus antioxidantes impedem a oxidação do colesterol e a formação das placas arteriais. Os flavonó ides do Goji ajudam a manter as artérias abertas e funcionando fluidamente.

6. Equilibra o Açúcar do Sangue e Controla o Diabete T2 - O Goji tem sido usado na china para o tratamento de diabete adulto por muitos anos. Seus polissacarídeos têm demonstrado ajudar a equilibrar o açúcar do sangue e a resposta de insulina. O Goji também contem betaina, que pode prevenir a doença do fígado gordo e os danos vasculares frequentemente vistos em diabético.

7. Aumenta o Libido e a Função Sexual - A frutinha Goji é reverenciada como um dos principais tônicos sexuais vegetais em toda a medicina asiática, e é lendária por ajudar a incendiar as paixões. De fato, um antigo provérbio chinês a cautela os homens que viajam para longe de suas mulheres e famílias: “Aquele que viajar a mil quilômetros de sua casa não deve comer Goji”! Estudos modernos e científicos têm mostrado que o Goji comprovadamente aumenta a testosterona no sangue e, portanto aumenta o libido tanto no homem como na mulher.

8. Ajuda a Perder Peso - Em um estudo asiático antiobesidade, Goji foi dado aos pacientes a cada manhã e tarde. Os resultados foram excelentes com muitos pacientes registrando significativa perda de peso. Em outro estudo, foi demonstrado que os polissacarídeos do Goji reduziram o peso corporal através do aumento da conversão do alimento em energia ao invés de gordura.

9. Alivia Dores de Cabeça e Tonturas - Na medicina tradicional chinesa, dor de cabeça e tonturas são frequentemente as deficiências renal yin (essência vital) e yang (função). O Goji está entre os vegetais mais frequentemente usados para restabelecer o equilíbrio yin/yang.

10. Faz Você Dormir Melhor - O Goji tem sido frequentemente usado em toda a Ásia como tratamento natural contra a insônia. Em vários grupos de estudos médicos com pessoas idosas quase todos os pacientes que tomam Goji reporta melhora na qualidade do sono.

11. Ajuda a Manter a Sua Saúde Ocular e Melhora sua Visão - Desde as antiguidades, as frutinhas Goji são muito populares na China por suas propriedades de melhorar a visão. Os cientistas chineses modernos descobriram que o Goji é capaz de reduzir o tempo de adaptação da visão à escuridão. Também melhora a visão em condições de iluminação precária. Pontos cegos foram bastante reduzidos em pacientes tomando Goji. Por conter elevadas dosagens de zeaxantina, um reconhecido carotenóide antioxidante protetor dos olhos, também pode proteger contra a degeneração macular e a catarata.

12. Fortalece seu Coração - O Goji contém ciperone, um sesquiterpenoide que beneficia o coração e a pressão sanguínea. Suas antocianinas ajudam a manter a força e a integridade das artérias coronarianas.

13. Inibe a Peroxidação dos Lipídios - O colesterol e outros lipídeos do sangue podem se tornar mortais quando reagem no corpo para formar peróxidos lipídeos. A acumulação de peróxidos lipídeos colantes no sangue pode levar a doenças cardiovasculares, ataques cardíacos, aterosclerose, e derrame. O Goji aumenta os níveis de uma importante enzima do sangue, as qual inibe a formação dos perigosos peróxidos lipídeos.

14. Melhora a Resistência à Doença - Tem sido atribuído à superoxidação dos radicais livres um papel importante na instalação e progressão da doença humana. A superoxidação é neutralizada no corpo pela enzima superoxido dismutase (SOD), a principal enzima responsável pelo controle endógeno de espécies radicalares de oxigênio. Mas a produção SOD se reduz com a idade. Em qualquer idade o estresse da vida diária pode superar a capacidade do corpo de produzir SOD em quantidade suficiente para prevenir doenças. O uso de Goji tem resultado em um notável aumento de 40% da importante enzima SOD.

15. Melhora a Resposta Imunológica - O sistema imunológico é o exercito armado do corpo. Mais de quarenta an os de pesquisa revelaram a capacidade do Goji de regular a imunidade comandando e controlando muitas e importantes funções de defesa do corpo humano. Os polissacarídeos do Goji aumentam e equilibram a atividade de todas as classes de células imunológicas, incluindo as células T, células T citotóxicas, células NK, lisozima, o fator-alfa da necrose dos tumores e a imunoglobulina IgG e IgA.

16. Previne o Câncer - O Goji é uma das únicas espécies vegetais da terra que contem o mineral anticancerígeno germânio. Seus antioxidantes e polissacarídeos exclusivos podem estancar as mutações genéticas que podem levar ao câncer. Alguns cientistas acreditam que o Goji pode ser um suplemento especialmente bom para prevenir o câncer do fígado porque protege o fígado e tem efeitos anticancerígeno ao mesmo tempo. Isto é importante porque o fígado é o principal órgão desintoxicador do corpo. Estudos in vitro sugerem que as frutinhas Goji matam muitos tipos de células cancerígenas. Acredita-se que mecanismo pelo qual isso acontece envolve algum fator que inibe a capacidade da célula de se dividir, diminuindo, portanto sua capacidade reprodutiva. No Japão um longo estudo sugeriu que o crescimento do tumor se reduzia em até 58% entre os pacientes que consumiam as frutinhas Goji comparativamente aos grupos de controle.

17. Controle e Combate a Câncer - Pacientes que tomaram drogas anticancerígenas juntamente com o Goji mostraram a taxa de resposta até 250% melhor que aqueles que tomaram as drogas isoladamente. Esses pacientes em estado avançado do câncer experimentaram regressões espantosas do melanoma maligno, nas células do carcinoma renal, carcinoma colo retal, câncer de pulmão, carcinoma nasofaringeal, e hidrotorax maligno. O reaparecimento do câncer em pacientes tratados com Goji demorou significativamente mais do que nos que não foram tratados com Goji.

18. Inibe o Crescimento dos Tumores - A InterleuKin-2 (IL-2) é uma citoquina crucial (célula protéica) que induz poderosas respostas anti-tumor em uma variedade de cânceres. Estudos chineses têm demonstrado que os polissacarídeos do Goji aumentam a produção de IL-2. Nos EUA, a IL-2 tem sido estudada desde 1983 como um fator promotor da imunidade, é usada em alguns tipos de câncer e na infecção por HIV. O Goji também tem a capacidade de causar a morte das células cancerígenas pela indução do apoptose, um processo no qual as células cancerígenas são rompidas e recicladas.

19. Reduz os Efeitos Tóxicos da Quimioterapia e da Radiação - Um estudo mostrou que o Goji aumenta os efeitos da radiação no combate ao câncer de pulmão, permitindo que dosem mais baixas sejam usadas. Outra pesquisa indica que o Goji pode proteger contra alguns efeitos colaterais noci vos da quimioterapia e da radiação.

20. Protege seu Precioso DNA - O DNA é o elemento químico mais importante do seu corpo. Ele carrega o mapa de todos os traços herdados dos seus ancestrais, e também assegura que – quando precisarem ser substituídas – suas dez trilhões de células serão reproduzidas fielmente e de forma saudável como duplicatas exatas das já existentes. A exposição e agentes químicos, poluentes, e radicais livres pode causar dano e rompimento do DNA, levando a mutações genéticas, câncer, e até ,mesmo à morte. A betaína do Goji e sua mastermolécula polissicarídea podem restabelecer e reparar os danos do DNA.

21. Constrói um Sangue Forte - O Goji é famoso como renovador sangüíneo e rejuvenescedor. Um estudo mostrou que as frutinhas reverteram as condições do sangue de pessoas idosas tornando-o comparando ao de pessoas muitos mais jovens. Em outro experimento, as células vitais vermelhas do sangue foram protegidas contra os danos dos radicais livres pelos flavonóides do Goji. O Goji também tem sido usado em um número de experimentos clínicos recentes no tratamento das deficiências óssea de Marrow (baixa produção de células vermelhas no sangue, células brancas, e plaquetas).

22. Melhora A Contagem de Linfócitos - O linfócito é um dos grupos de células brancas do sangue de crucial importância na parte adaptativa do sistema imunológico na parte adaptativa do sistema imunológico do corpo. A área adaptativa do sistema imunológico monta uma defesa sob medida quando organismos invasores perigosos penetras as defesas gerais do organismo. O Goji aumenta a contagem linfócita e ajuda a ativá-las sempre que o organismo estiver sob ataque. Um estudo na Mongólia mostrou que os pacientes que comiam as frutinhas Goji tinham um significativo aumento na atividade linfócita e seu sangue começou a parecer-se com o de pessoas muito mais jovens.

23. Combate Inflamações e Artrite - Durantes os últimos 20 anos, Pesquisas científicas extensas mostram que, em inflamações agudas e crônicas, a superoxidação dos radicais livres ocorre a uma taxa que suplanta a capacidade da enzima SOD do sistema de defesa de removê-los. Este desequilíbrio resulta em dor e danos nas juntas e tecidos. O Goji pode restaurar o equilíbrio da importante enzima aitinflamatória SOD.

24. Apóia o Funcionamento Saudável do Fígado - O Goji contém um novo cerebrósido que tem demo nstrado proteger células do fígado, mesmo contra os altamente tóxicos hidrocarbonetos clorados.

25. Trata os Sintomas da Menopausa - Na Medicina Tradicional Chinesa, muitos sintomas da menopausa são descritos como uma deficiência yin do rim. Há muitos anos o Goji tem sido escolhido como o melhor tônico yin para restaurar o equilíbrio hormonal.

26. Previne o Enjôo Matinal - Na China, O Goji é comumente usado sob a forma de chá quente no primeiro trimestre de gravidez para prevenir o enjôo matinal. Tomar este chá é um remédio rápido e eficiente. Seu efeito pode ser duplicado combinando-se 50 gramas de suco de Goji de alta qualidade com água quente.

27. Aumenta a fertilidade - Há muito tempo O Goji vem sendo usado pelos médicos Asiáticos no tratamento da infertilidade tanto em homens e quanto em mulheres. Nas mulheres, diz-se que o Goji tem uma capacidade inigualável de restaurar jing  (a essência reprodutiva). Nos homens, tem-se descoberto que os polissacarídeos do Goji prolongam a vida das células do esperma, e também mostraram ser poderosos inibidores da estrutural e morte das células testiculares induzidas pelo estresse.

28. Fortalece Seus Músculos e Ossos - O Goji facilita a secreção e liberação do hGH, que é responsável por muitas funções corpóreas importantes de manutenção, recuperação, e desenvolvimento. Estas funções incluem a produção de massa muscular magra e a absorção do cálcio pelos ossos e dentes.

29. Apóia o Funcionamento Normal dos Rins - Na Medicina Chinesa Tradicional, os rins são os mais importantes de todos os órgãos vitais, e acredita-se que eles controlam o cérebro e outros órgãos. O bom funcionamento dos rins é considerado essencial para a sobrevivência. O Goji tem uma merecida reputação de supertônico dos rins, influenciando tanto o yin como o yang.

30. Melhora Sua Memória - O Goji é o principal “tônico cerebral” na Ásia. Ele contém betaina, o qual se converte em cholina, uma substanci a que melhora a memória e a capacidade de lembrar.

31. Ajuda a Tosse Seca Crônica - O Goji é usado pelos herbalista Chineses, sozinho ou combinado com outras ervas, para aliviar a tosse e rouquidão.

32. Alivia a Ansiedade e o Estresse - Sendo um adaptogênico, o Goji ajuda o organismo a se adaptar para lidar com o estresse. Ele provê reservas de energia para ajudar você a lidar com qualquer dificuldade.

33. Melhora a Digestão - Há muito tempo o Goji tem sido usado no tratamento da gastrite atrófica, um enfraquecimento da digestão causado pela atividade reduzida das células estomacais. O Goji é de fácil digestão, especialmente quando consumido sob a forma de suco.

34. Promove Alegria e Ilumina Seu Espírito - Diz-se que o consumo constante das fruti nhas Goji traz um comportamento alegre. Na Ásia, elas são acertadamente conhecidas como as “frutinhas da felicidade” . Esta propriedade explica porque o Goji é chamado a “frutinha da felicidade”. De fato, tem-se observado que o único efeito colateral do Goji é que seu consumo continuado é tornar impossível para de sorrir.

   

 Blibliografia

A pesquisa cientifica nas principais universidades do mundo tem validado os notáveis benefícios à saúde atribuídos às frutinhas Goji pelos curandeiros do Himalaia há milhares de anos atrás. Mais de 50 estudos já foram publicados por prestigiadas publicações de saúde, incluindo:

 

 British Journal of Nutrition

 International Immunopharmacology

 Journal of Chinese Herbal

 Journal of Ethnopharmacology Medicine

 China Pharmacology and Toxicology

 Chinese Herb News Magazine

 Research Communications Molecular Pthology and Pharmacology

 Chinese Patent Herbs

 Chinese Herbs

 Nature Reviews Drug Discovery

 Chinese Oncology Magazine

 Hygiene Research

 Physiology Academic journal

 Chinese Stomatology

 

 

»

  1. gostei muito da informaçao de goji berry , todas pessoas que ler esta pagina deveria plantar ,em um vaso em casa ,e consumir goji para sentir bem tanto no humor e saude que e principal fonte da vida obrigado

  2. Ana, não tem problema algum, se vc puder comer alimentos mastigaveis, podera comelas sim.
    Pois os gojis ajudam o seu organismo a ficar mais forte e resistente.

    Para quem quiser consumir as bagas de goji no Brasil,
    eu vendo a mais de quatro anos no RJ.
    Vendo pacotes de goji originários de Ningxia na China, de
    aonde vem os melhores gojis tipo exportação!
    Meu e-mail é jhs-02@hotmail.com – meu Nextel é
    (021) 7752-6559 falar com Henrique.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s